
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Carolina Góis | - |
| Autor(es): dc.creator | Duarte, Newton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:07:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:07:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48852 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233510 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233510 | - |
| Descrição: dc.description | This paper aims to develop relationships between the concept of classic, as postulated by historical-critical pedagogy and the constitution of universal values. In order to achieve this goal, the text is divided in three parts. Firstly, we discuss the counterpoint between the conception of knowledge present in historical-critical pedagogy and the conception of hegemonic knowledge. Secondly, based on the works of Karl Marx (1818-1883) and Friedrich Engels (1820-1895), productions by György Lukács (1885-1971) and authors close to his thinking, such as Agnes Heller (1929-2019) and György Márkus (1934-2016), we seek to establish the relations between the construction of universal values and the classic. Lastly, in the third part, we analyze educational work as a process situated in the scope of school education and linked to the preservation of universal values condensed in classic knowledge. We observed that the understandingof the classic based on the constitution of universal values is fundamental to an understanding of its conformation as a product of human activity. The values condensed in classic knowledge, beyond the social-historical link, transcend towards universality. The adequate comprehension of this process allows us to overcome the antinomy between dogmatism and relativism, a fundamental condition to understanding the concept of classic as postulated by historical-critical pedagogy. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências e Letras Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Av. José Bonifácio, 1970 | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências e Letras Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Av. José Bonifácio, 1970 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Acta Scientiarum - Education | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Classic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historical-critical pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Marxism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School education | - |
| Título: dc.title | The classic and universal values: A discussion from the foundations of historical-critical pedagogy | - |
| Título: dc.title | El clásico y los valores universales: Una discusión desde los fundamentos de la pedagogía histórico-crítica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: