Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fluminhan, Carmem Silvia Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Fluminhan Júnior, Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya | - |
Autor(es): dc.creator | Schlünzen Junior, Klaus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:06:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:06:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.50112 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233450 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233450 | - |
Descrição: dc.description | Mobile learning (mlearning) has been emerging as an innovation with incredible potential to transform the educational practice. However, limited research has focused on how mlearning has been investigated in the context of language teaching and learning around the world. This paper presents a survey on the educational scenario that pervades the teaching and learning English as a second or foreign language mediated by technology. This study conducted an analysis of publications (N = 18) involving mlearning in the context of teaching or learning English as a foreign or second language and published from 2010 to March 2019. The aims were to verify in what perspective mlearning has been investigated in the context of teaching and/or learning a foreign or second language, what critical success factors (CSFs) have influenced the implementation of mlearning and identify possible gaps of study that need to be fulfilled in future researches. The results indicate that: i) mlearning has been most investigated in the tertiary educational level, ii) the learners` perspective has been the focus of most publications, iii) English is the target language in all studies, and iv) the dominant topic concerning this theme is mlearning technologies, apps and uses. In addition, the findings also report that 19 CSFs were pointed out in 14 publications and assimilation of curriculum (50%) was the most cited CSF. Moreover, the results indicate that there has been a recent increase of interest in mlearning related to foreign language teaching and learning. Further topics of investigation concerning mlearning in language education are suggested. | - |
Descrição: dc.description | Faculdades de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rua Roberto Simonsen, 305 | - |
Descrição: dc.description | Faculdades de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rua Roberto Simonsen, 305 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Acta Scientiarum - Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | CSF | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | English learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Foreign language education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile learning | - |
Título: dc.title | Mlearning in a mobile world: An analysis of the scientific production of mlearning in the context of language education | - |
Título: dc.title | El aprendizaje móvil en un mundo móvil: Un análisis de la producción científica del aprendizaje móvil en el contexto de la educación de lenguas | - |
Título: dc.title | Mlearning dans un monde mobile: Une analyse de la production scientifique du mlearning dans le contexte de l'éducation aux langues | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: