
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Hartmann, Andrei Luís Berres | - |
| Autor(es): dc.creator | De Cássia Pistóia Mariani, Rita | - |
| Autor(es): dc.creator | Maltempi, Marcus Vinicius | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:03:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:03:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233398 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233398 | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this study was to identify and analyze didactic activities developed in High School which may involve decision making in economic-financial situations related to uniform periodic series. Perspectives related to Financial Education, School Financial Education, and Critical Mathematical Education provided theoretical support for the study. As this is a qualitative research in which a bibliographic survey was carried out based on Capes' Theses and Dissertations Catalog, data production also considered the principles of content analysis. Through this platform it was possible to identify 333 master's or doctorate productions, using the keyword Financial Education. After data were restricted, we selected six didactic research activities carried out in the professional modality and which developed these issues with high school students. For the analysis of activities, three descriptors were systematized, based on the studies by Muniz (2016) and Rocha (2017): Context Interpretation (D1), Decision Making (D2), and Argument in Decision Making (D3). For the activities considered, it can be highlighted that the research allowed its participants to reflect on everyday situations (identification of D1 in five activities), but the issues did not admit decision making based on the three arguments considered: Sociocultural (SC), economic-financial (EF), and behavioral (C). Therefore, it is proposed that the study of geometric progressions, strongly related to uniform periodic series, be conducted based on Financial Education and Critical Mathematical Education, still in High School. | - |
| Descrição: dc.description | pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Rio Grande do Sul | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul | - |
| Descrição: dc.description | pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | da Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | da Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo | - |
| Formato: dc.format | 567-587 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliographic Survey | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Critical Mathematics Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Decision Making | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Financial Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometric Progression | - |
| Título: dc.title | Financial education in high school: An analysis of didactic activities related to uniform periodic series from the point of view of critical mathematics education | - |
| Título: dc.title | Educação Financeira no Ensino Médio: Uma análise de atividades didáticas relacionadas a séries periódicas uniformes sob o ponto de vista da Educação Matemática Crítica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: