Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Taís Crema Remoli | - |
Autor(es): dc.creator | Chacon, Miguel Claudio Moriel | - |
Autor(es): dc.creator | Capellini, Vera Lucia Messias Fialho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:10:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:10:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0030 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233364 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233364 | - |
Descrição: dc.description | In this article, it was proposed to conduct a search in a national database (SciELO) and in two international ones (Scopus and Web of Science), in order to investigate possible connections between the themes giftedness, creativity and bilingualism, as interest in the three terms has been growing. In the verification carried out in 2020 with different combinations of these uniterms, written in Portuguese and English, no work related to the three topics was found, but ten articles addressing the connection between two of the topics were obtained. The connection between giftedness and bilingualism was the most recurrent theme, with six studies. Most of them investigated how to evaluate and work with gifted bilingual students inserted in different realities with the authors’ criticism of the standardized evaluations and tests that were not concerned with encompassing cultural and linguistic differences in these instruments. The four other articles addressed creativity and bilingualism and were focused on comparing different measures of creativity of bilingual and monolingual children. Through the data obtained in the texts, there was a more significant gain in different measures of creativity for bilingual children. From the analysis of the findings, there was little production related to the themes presented, even though the search was limited to the connection of only two of the aforementioned uniterms. Thus, new studies are suggested in bilingual environments with a focus on target students of Special Education, specifically those with giftedness. It is also recommended the development of creativity in this context and the dissemination of more empirical research so that new works can be replicated. | - |
Descrição: dc.description | Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Especial da UNESP Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – UNESP | - |
Descrição: dc.description | Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Especial da UNESP Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – UNESP | - |
Formato: dc.format | 895-906 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Educacao Especial | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bilingualism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creativity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Giftedness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature review | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special Education | - |
Título: dc.title | Analysis of publications relating giftedness, creativity and bilingualism in the scielo, scopus and web of science databases | - |
Título: dc.title | Análise de publicações relacionando altas habilidades/ superdotação, criatividade e bilinguismo nas bases de dados scielo, scopus e web of science | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: