Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Adriana Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Jair Licio Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Capellini, Simone Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:33:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:33:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20202019143 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233358 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233358 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: To present the process of elaborating a words database appropriate for the reading proficiency level of elementary school students. Methods: Words from Portuguese language textbooks used in the public school system of São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro and Minas Gerais states of Brazil were selected. We opted for those belonging to the class of nouns and adjectives. Were excluded: homophones; other languages; abbreviations; adverbs; adverbial phrases; prepositional phrases; months of the year; numerals; diminutive or augmentative forms; proper names; misspellings; slang; and words composed by juxtaposition. The words were then categorized according to frequency of occurrence in the textbooks. For this purpose, the tertiles of the distribution, the mean frequency and cutoff point of the tertiles were used. To detect possible mistakes in the words selection, 50 students from the 1st to 5th year, 10 per school year, were selected for individual reading from the database for 20 minutes. Results: A total of 286,290 words were typed. After analyzing the inclusion/exclusion criteria and categorizing by frequency of occurrence, the database amounted to 4,195 words. Following the students reading, the E-READING I comprised 4,190 words classified according to frequency: low (n = 3735), medium (n = 374) and high (n = 81). Conclusion: The development of a low, medium and high frequency words database, to serve as a linguistic stimulus, was achieved and made available for clinical and pedagogical practice. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo – USP | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Formato: dc.format | 1-10 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CODAS | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education Status | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Título: dc.title | Words database for reading by students from Basic Education I, E-READING I | - |
Título: dc.title | Banco de palavras para leitura de escolares do Ensino Fundamental ciclo I, E-LEITURA I | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: