Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Midwest Regional/SAA | - |
Autor(es): dc.contributor | Kenyatta University | - |
Autor(es): dc.creator | Parecido, Renan J. | - |
Autor(es): dc.creator | Soratto, Rogério P. | - |
Autor(es): dc.creator | Perdoná, Marcos J. | - |
Autor(es): dc.creator | Gitari, Harun I. | - |
Autor(es): dc.creator | Dognani, Victor | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Anderson R. | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Lucas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:41:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:41:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s42729-021-00550-9 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233344 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233344 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: As soil acidity is a recurring constraint for Arabica coffee (Coffea arabica L.) yield and the application method can interfere with the liming efficiency, a field experiment was performed to evaluate the effect of broadcast- and band-applied limestone rates on amelioration of soil profile chemical characteristics and coffee nutrition, growth, and yield. Methods: The experiment took place from 2015 to 2020 on a sandy clay loam Acrisol (20% clay at 0–0.2-m depth) of southeastern Brazil. It was arranged in a randomized complete block design with three replications. The treatments comprised two limestone rates (2100 and 4200 kg ha−1), both uniformly broadcast-applied all over the area or applied as a surface band under the canopy projection of the plants, and an unamended control. Results: Liming efficiently improved soil chemical attributes up to the depth of 0.1–0.2 m, but only slightly affected the 0.2–0.4-m layer. Band-applied limestone was more efficient in reducing the acidity and increasing the concentrations of Ca2+ and Mg2+ in the soil beneath the plant canopy, while greater effects between the rows were obtained with the broadcast application. When band-applied, limestone rates higher than those currently recommended did not cause an excessive increase in soil pH or micronutrient deficiency in coffee trees and increased bean yield by 42% (589 kg ha−1). Conclusions: Concentrated (band) application of limestone was more efficient than its broadcast application to ameliorate the soil acidity in depth and over time beneath the plant canopy, as well as to increase plant growth and coffee yield. | - |
Descrição: dc.description | Department of Crop Science College of Agricultural Sciences São Paulo State University (UNESP), Av. Universitária, 3780 | - |
Descrição: dc.description | São Paulo Agency of Agribusiness Technology (APTA/SAA) Midwest Regional/SAA | - |
Descrição: dc.description | Department of Agricultural Sciences and Technology School of Agriculture and Enterprise Development Kenyatta University | - |
Descrição: dc.description | Department of Crop Science College of Agricultural Sciences São Paulo State University (UNESP), Av. Universitária, 3780 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Soil Science and Plant Nutrition | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Application method | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coffea arabica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mineral nutrition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plant growth | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soil amendment | - |
Título: dc.title | Liming Method and Rate Effects on Soil Acidity and Arabica Coffee Nutrition, Growth, and Yield | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: