
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Berti, Larissa Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | de Assis, Mayara Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Cremasco, Elissa | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Ana Cláudia Vieira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:46:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:46:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/02699206.2021.1948609 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233288 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233288 | - |
| Descrição: dc.description | The goal of the present study was to investigate the relationship between speech production (SP) and speech perception in children with Speech Sound Disorder (SSD) from both typical speech production (TSP) and child’s own atypical speech production (ASP). Ten children with SSD were evaluated by a speech production task (naming test) and two speech perception tasks (phonological contrast identification) using the PERCEFAL instrument. In the identification task, the acoustic stimulus, from typical and child’s own atypical speech productions, was presented to each child, and they needed to choose the corresponding stimulus between two pictures displayed on the computer screen. The percentages of errors on speech production (SP) task, on the identification task from TSP and ASP were calculated for each child. ANOVA showed a significant difference between speech production and speech perception. Post hoc analysis demonstrated a greater mean of errors in the ASP compared to the mean of errors in the TSP and SP performances. Only SP and ASP performances presented a significant correlation (r = 0.65). Errors involving manner and manner+place were most recurring in SP. TSP seems to precede SP; that is, children with SSD perceive more speech from typical production than they are able to produce it. The significant correlation between ASP and SP suggests that the evaluation of these skills access the children’s equivalent underlying phonological representation. A more accurate production, such as typical production, may have cues that help children with SSD to identify phonological contrasts, even if their underlying representations are overly broad or not established. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Speech Language and Hearing Sciences São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | Department of Speech Language and Hearing Sciences São Paulo State University | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Clinical Linguistics and Phonetics | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazilian portuguese | - |
| Palavras-chave: dc.subject | developmental phonological disorders | - |
| Palavras-chave: dc.subject | speech perception | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Speech production | - |
| Título: dc.title | Speech production and speech perception in children with speech sound disorder | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: