Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin | - |
Autor(es): dc.creator | Giacheti, Celia Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Dias Hayssi Haduo, Michele | - |
Autor(es): dc.creator | Dias dos Santos, Maria Jaquelini | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Nathani Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Pinato, Luciana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:19:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:19:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2021.104024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233266 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233266 | - |
Descrição: dc.description | Aim: This study aimed to correlate sleep quality, the performance of functional skills (mobility, self-care, and social function), communication, independence, and severity of ASD in children with ASD. Method: 58 children between 3 and 5 years and 11 months old were investigated. The Childhood Autism Rating Scale was applied to determine the severity of autism; the Sleep Disturbance Scale for Children was used to investigate sleep quality, and the Pediatric Evaluation of Disability Inventory to investigate functional abilities and independence of the children. Results: 68.9 % of the children showed indicative of sleep disorders. There was no correlation between the different sleep disorders and communication. Sleep disorders showed a negative correlation with functional performance and a positive correlation with ASD severity. Interpretation: The current study offers an exploration between sleep and functional skills in children with ASD. These findings provide important clinical implications in the diagnosis and intervention process of children with ASD and also stimulate reflections on the importance in minimize the impact of sleep disorders and functional abilities on the quality of life of these individuals and their families. | - |
Descrição: dc.description | Department of Speech Language and Hearing Sciences University of São Paulo (USP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Speech Language and Hearing Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Speech Language and Hearing Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Research in Developmental Disabilities | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autistic disorders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sleep | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social skills | - |
Título: dc.title | Sleep quality, functional skills, and communication in preschool-aged children with autism spectrum disorder | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: