Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Gessica Mina Kim | - |
Autor(es): dc.creator | Jugend, Daniel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:55:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:55:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1108/EJIM-01-2021-0022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233205 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233205 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: Despite the potential of open innovation (OI) to reduce barriers to the adoption of the circular economy (CE), little is known about the integration of the two themes and how OI could contribute to a more sustainable economy. The objective of this study is to investigate how OI can contribute to the adoption of the CE. Design/methodology/approach: This study adopts a systematic review of the literature sampled from the Scopus and Web of Science scientific databases. Findings: The main findings of the study are (1) the utilization of OI within CE is still a recent phenomenon, one which emphasizes the collaboration between stakeholders and the co-creation approach; (2) the collaboration of stakeholders can be applied to align the objectives of interested parties, in a joint effort to resolve the environmental problems of the three levels of CE and (3) an action-creation approach can be adopted as a strategy to encourage the participation of consumers in the development of environmentally sustainable products, which may favor the transition to the CE. Originality/value: The article presents the state of the art on the CE guided by OI, highlighting the opportunities and challenges of the correlation between the two themes. The article also shows the theoretical and practical implications for an OI-driven circular economy. | - |
Descrição: dc.description | Production Engineering Department São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Production Engineering Department São Paulo State University (UNESP) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | European Journal of Innovation Management | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circular economy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circular oriented innovation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open innovation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Título: dc.title | How can open innovation contribute to circular economy adoption? Insights from a literature review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: