Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Rua José de Alencar | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Miami | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Carolina da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Martello, Felipe | - |
Autor(es): dc.creator | Galetti, Mauro | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Fernando | - |
Autor(es): dc.creator | Francisco, Mercival Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Luis Fábio | - |
Autor(es): dc.creator | Galetti Jr, Pedro Manoel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:18:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:18:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.pecon.2021.05.001 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233152 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233152 | - |
Descrição: dc.description | The knowledge of the diversity, richness, and distribution of tropical organisms are poorly understood, and a plethora of new species are still being described even among groups considered well-known. As a result, this inadequate knowledge of the biodiversity has hampered the species’ conservation. Thus, sampling efforts must be urgently optimized to survey important and unique areas and to better allocated the scarce conservation resources, especially in the tropical and developing countries that harbor much of the world biodiversity. We assessed the most relevant regions in terms of environmental dissimilarity for sampling vertebrates (amphibians, birds, and mammals) in the Pernambuco Endemism Center (PEC), located in Atlantic forest and the most threatened region in South America, where only about 1% of remaining forests are protected. We found that 8–41% of the PEC areas showed high sampling relevance for all vertebrate groups, with the non-coastal areas of the PEC presenting the highest sampling relevance in terms of environmental dissimilarity. For all vertebrate groups, the sites with the highest sampling relevance are threatened by fragmentation, and sampling efforts must be allocated to these areas before they are totally converted into human-modified landscapes. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Genética e Evolução Universidade Federal de São Carlos | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciência da Natureza Universidade Federal do Acre | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Biodiversidade Universidade Estadual de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Instituto para Preservação da Mata Atlântica Rua José de Alencar, 86, sala 6, Farol | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciências Ambientais Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba | - |
Descrição: dc.description | Seção de Aves Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, Avenida Nazaré, 481 | - |
Descrição: dc.description | Department of Biology University of Miami | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Biodiversidade Universidade Estadual de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2019/26436-6 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 300970/2015-3 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 303524/2019-7 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 308337/2019-0 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 308702/2019-0 | - |
Formato: dc.format | 311-318 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Perspectives in Ecology and Conservation | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversity survey | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fragmentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pernambuco Endemism Center | - |
Palavras-chave: dc.subject | Private reserves | - |
Título: dc.title | Environmental heterogeneity and sampling relevance areas in an Atlantic forest endemism region | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: