
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | University of Macerata | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Giaconi, Catia | - |
| Autor(es): dc.creator | Ascenzi, Anna | - |
| Autor(es): dc.creator | Del Bianco, Noemi | - |
| Autor(es): dc.creator | D’Angelo, Ilaria | - |
| Autor(es): dc.creator | Capellini, Simone Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:01:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:01:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.18848/1835-2014/CGP/V14I01/95-106 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233127 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233127 | - |
| Descrição: dc.description | The principles of universal design are the epistemological assumptions of this piece of research. In line with this framework, we explore the potential of new technologies, specifically virtual and augmented reality, in support of inclusive practices in museums. Co-planning actions with people with an autism spectrum disorder have been implemented to increase the participation of all toward culture and heritage. In particular, a multidisciplinary research group has carried out a pilot study with high-functioning university students with autism spectrum disorder. Unpredictable and chaotic contexts have been redesigned—in terms of anticipation and predictability—due to the active support of the students who participated in this study. Specifically, a technological prototype was developed for the creation of an accessible virtual museum tour. In conclusion, the design of accessible spaces has offered the possibility of reaching important benefits in terms of improving the empowerment of people with disabilities and the cultural rights of the whole community. | - |
| Descrição: dc.description | Polo didattico «Luigi Bertelli». P.le Bertelli Department of Education Cultural Heritage and Tourism University of Macerata | - |
| Descrição: dc.description | Speech and Heraring Sciences Department São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | Speech and Heraring Sciences Department São Paulo State University | - |
| Formato: dc.format | 95-106 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | International Journal of the Inclusive Museum | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autism Spectrum Disorder | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural Rights | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Museums | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
| Título: dc.title | Virtual and augmented reality for the cultural accessibility of people with autism spectrum disorders: A pilot study | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: