Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Kluth, Verilda Speridião | - |
Autor(es): dc.creator | Bicudo, Maria Aparecida Viggiani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:18:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:18:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233126 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233126 | - |
Descrição: dc.description | The authors question how hermetic texts in mathematics, history, and philosophy of mathematics, specifically those referring to abstract algebra, can be open to the understanding of researchers, teachers and students who are intentionally willing to understand them. This discussion suggests that the openness may happen through hermeneutic procedures. These procedures, in the wake of Gadamerian thinking, take the dialectic of the process of formulating the question and pursuing possible ways of answering it, going into the intricacies of the historicity of knowledge constitution based on the Husserlian perspective and the production of algebra itself, in order to explain a methodology of research. They advance by bringing a hermeneutic study on algebraic structures, explaining the research methodology that aims at the formation of the ideality of algebraic structures and their maturation in the living present as notions of algebraic structures, as objects of study and as subjects of algebra. | - |
Descrição: dc.description | Federal University of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University Rio Claro Campus | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University Rio Claro Campus | - |
Formato: dc.format | 211-224 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Mathematics Teaching-Research Journal | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algebraic structures | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hermeneutics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phenomenology | - |
Título: dc.title | Research procedures to understand algebraic structures: A hermeneutic approach | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: