Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Feira de Santana State University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | de Fatima Batistela, Rosemeire | - |
Autor(es): dc.creator | Bicudo, Maria Aparecida Viggiani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:21:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:21:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233125 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233125 | - |
Descrição: dc.description | In this paper, we present our perspective about the importance of teaching Gödel's incompleteness theorem in formation courses to mathematics teacher. The phenomenon of incompleteness evidenced by the incompleteness theorem is manifested by the existence of true propositions about natural numbers that cannot be proved by any metamathematical argument that can be represented according to arithmetic formalism. Knowing Gödel´s incompleteness theorem and its conclusions is essential in terms of the mathematical culture of a teacher in preparation to teach mathematics in schools, so that he/she can avoid nurturing the notion of complete mathematics and the notion of axiomatic method totalitarianism. This proposal seeks to evidence that Gödel's incompleteness theorem can be explored in formation courses of mathematics teachers1 in exercises in Philosophy of Mathematical Education. | - |
Descrição: dc.description | Feira de Santana State University | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University Rio Claro Campus | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University Rio Claro Campus | - |
Formato: dc.format | 82-96 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Mathematics Teaching-Research Journal | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Gödel's incompleteness theorem in mathematics teacher formation courses: Previous possibilities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: