Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Maria Laura Magalhães | - |
Autor(es): dc.creator | Garnica, Antonio Vicente Marafioti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:02:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:02:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233099 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233099 | - |
Descrição: dc.description | The field of the history of mathematics education, inscribed in the field of research on mathematics education in Brazil, has been developed as a result of the work of many groups of researchers, dedicated to varied themes under the light of various theoretical and methodological approaches. While it is impossible to describe in detail such studies in a single article, the objective of this text is to offer an overview of research results on a specific topic – mathematics in secondary education and training of teachers to teach at this level, over the years. The current situation of the country regarding education in general is related to the past and different Brazilian political periods: Colony, Empire and Republic. We will succinctly examine the beginnings of Brazilian basic school education before the Republic, seeking to highlight characteristics of secondary school studies, especially regarding the teaching of mathematics. Then, we will focus on the same themes during the period after the establishment of the Republican regime. Finally, we will discuss the historical trajectory of the training mathematics teachers who work on secondary education in the country. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | 352-384 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Mathematics Enthusiast | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of mathematics education in Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of secondary education in Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of the formation and practice of mathematics teachers in Brazil | - |
Título: dc.title | History of Mathematics Education in Brazil: an overview of secondary education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: