Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Anderson R. J. | - |
Autor(es): dc.creator | Colqui, Jaimis S. L. | - |
Autor(es): dc.creator | Kurokawa, Sergio | - |
Autor(es): dc.creator | Pissolato, Jose | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:29:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:29:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1109/PESGM41954.2020.9282111 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233078 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233078 | - |
Descrição: dc.description | Long cylindrical rods are commonly employed to grounding system in transmission lines and they can be buried in stratified soils. In this condition, the grounding impedance is significantly modified by the presence of another layer of soil where analytical formulae are not found in literature. Additionally, frequency dependence of soil parameters (resistivity \rho and permittivity \varepsilon) is an important effect that has to be taken in to account for a precise electromagnetic analysis. To tackle these problems, a new approach is proposed to compute grounding impedance of vertical rods buried in a stratified soil. This approach is based on the equivalent quadripole representation rod seen as short transmission lines in each layer of ground. In this paper, the frequency dependence of soil parameters is considered individually in soil composed by several layers of ground. This approach is compared with numerical and analytical methods proposed in the literature and has presented a good agreement. Simulation results show that adding another layer of soil and considering the frequency dependence of electrical parameters of soil cause a significant reduction in the voltage peaks of GPR (Grounding Potential Rise) waveforms. | - |
Descrição: dc.description | University of Campinas School of Electrical and Computer Engineering | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University, Ilha Solteira | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University, Ilha Solteira | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | IEEE Power and Energy Society General Meeting | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | A new approach to compute grounding impedance of rods in a frequency dependent multi-layer soil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: