
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | de Angelo, Juliana Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | de Souza Ribeiro, Alexandre | - |
| Autor(es): dc.creator | Gotardi, Giseli Chiozi | - |
| Autor(es): dc.creator | Medola, Fausto Orsi | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Sérgio Tosi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:46:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:46:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4013/SDRJ.2019.123.02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233040 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233040 | - |
| Descrição: dc.description | The present article discusses video game simulation applied to research on driving a car. It presents an investigation into the eye movements and perceptual aspects of the research subjects on their interactions in the experimental condition. Investigations into how interactions occur in this interface are important for the development of research. From the perspective of cognitive ergonomics, the objective was to investigate the opinion of the participants on usability, risk, and visual attention and to register the eye movements necessary to control the vehicle in order to complement analyzes of the reported opinions. Applying simultaneous methods of analysis, especially able to explore brain activity such as through visual attention, is important to understand interactions in the human-machine interface. The results demonstrate that eye movements (duration and number of fixations in areas of interest) are similar to non-simulated traffic situations. The usability of the simulator control interfaces are considered to be little similar to non-simulated conditions and modify the mode of driving the vehicle. Despite the reduced immersion provided by the simulator, the perception of risk is present, although very subjective. The reported perception of where visual attention is maintained during vehicle driving is consistent with eye movement tracking records. | - |
| Descrição: dc.description | Laboratory of Information Vision and Action Department of Physical Education Faculty of Sciences São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | Laboratory of Ergonomics and Interfaces Department of Architecture Arts and Communication São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | Laboratory of Information Vision and Action Department of Physical Education Faculty of Sciences São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | Laboratory of Ergonomics and Interfaces Department of Architecture Arts and Communication São Paulo State University | - |
| Formato: dc.format | 312-322 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Strategic Design Research Journal | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Simulator video game | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Usability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Usability Visual attention | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visual attention | - |
| Título: dc.title | Video game simulation on car driving: Analysis of participants' gaze behavior and perception of usability, risk, and visual attention | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: