
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | de Assis Sousa Lobo, Francisco | - |
| Autor(es): dc.creator | Botura Junior, Galdenoro | - |
| Autor(es): dc.creator | da Silva, João Carlos R. Plácido | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:57:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:57:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-51038-1_36 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233015 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233015 | - |
| Descrição: dc.description | This work substantiates the importance of discussing the design students’ repertoire as the basis for developing projects with quality and identity, considering the sociocultural background of where they live. We highlight the Brazilian education system’s singularity—students from both public and private schools can study in federal universities. An academic graphic design project was used as an example for the next studies. Semiotic elements were applied to the reading criteria in the regional, national, and universal contexts, which were analyzed through syntax dimensions. It was identified that the repertoire’s effects on the project’s quality have to be assessed with greater depth, and the results will effectively influence the way design courses are planned and managed. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal do Maranhão, Av. dos Portugueses, 1966 - Vila Bacanga | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube 14 01 | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube 14 01 | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão: 012/2016 | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão: 04206/2016 | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 304619/2018-3 | - |
| Formato: dc.format | 256-262 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Advances in Intelligent Systems and Computing | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural identity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Heuristic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Repertoire | - |
| Título: dc.title | Designers and repertoire: Considerations on the importance of expanding design students’ knowledge base | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: