Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidad Austral de Chile (UACh) | - |
Autor(es): dc.contributor | docente posgrado en Magíster en Educación | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá (UEM) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Troncoso, Leandro Dri Manfiolete | - |
Autor(es): dc.creator | Dri Manfiolete, Sandra Soledad Troncoso Robles | - |
Autor(es): dc.creator | Toro-Arévalo, Sergio Alejandro | - |
Autor(es): dc.creator | De Assis Pimentel, Giuliano Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Puttini, Rodolfo Franco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:14:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:14:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233011 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233011 | - |
Descrição: dc.description | The objective research was to understand existential motivations that influence South American university teachers to promote bicycling. The qualitative phenomenological approach used 4E Cognition referring to embodied situated, extended and enactive cognitive processes. In relation to methodological procedures, interviews conducted with five men and one woman selected from the inclusion criteria: a) university teaching in Humanities; academic-professional activities with bicycle; c) participation in cycloactivist movement. From discursive analysis, was the units of meaning: 1) Urban cycling as a research topic; 2) Politicalinstitutional articulation for active mobility; 3) Teaching-learning of pedaling in the city generating the category Bicycling culture as a cognitive-educational process. We consider institutional it duty promotion bicycling as an emerging interdisciplinary alternative for teaching, research and extension with direct benefits for university community. | - |
Descrição: dc.description | Universidad Austral de Chile (UACh) | - |
Descrição: dc.description | Universidad de Santiago de Chile (USACh) docente posgrado en Magíster en Educación | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Maringá (UEM) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | 12-18 | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | Revista Iberoamericana de Psicologia del Ejercicio y el Deporte | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bicycling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecological cognition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Título: dc.title | Senses in the promotion bicycling by South American university teachers | - |
Título: dc.title | Sentidos en la promoción de la bicicultura por docentes universitarios Sudamericanos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: