Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | - |
Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário do Vale do Araguaia | - |
Autor(es): dc.creator | da Cruz Fernandes, Isabela Maia | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Amanda Mendes | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Rayana Loch | - |
Autor(es): dc.creator | Silva Lopes, Jaqueline Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Vanderlei, Luiz Carlos Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Lorençoni, Roselene Modolo Regueiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:26:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:26:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5327/Z1679443520190472 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233007 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233007 | - |
Descrição: dc.description | Background: Occupational health is increasing in visibility within the scientific community and has become a field of international research and discussions in which occupational stress is described as a possible stressor. Objective: To analyze the relationship between anxiety and depression symptoms and socioeconomic level among technical-administrative employees of a public university in the state of São Paulo, Brazil. Methods: The sample comprised 89 participants. Data were obtained through Lipp’s Inventory of Stress Symptoms for adults to identify levels of stress and the Hospital Anxiety and Depression scale. An additional questionnaire was administered to gather information on educational and socioeconomic levels. Results: About 45% of the participants exhibited symptoms of anxiety and 39% of depression, however, without direct relationship with their socioeconomic level. Among the participants with depression 50% were professors, and among those with depression 38.4% were administrative employees. Stress was more frequent among the participants who had attended higher education (29.6%) and graduate studies (33.3%). Conclusion: The study results indicate a high prevalence of anxiety and depression regardless of the socioeconomic level of the participants. Stress was more frequent among the participants with higher educational level. | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Therapy Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Descrição: dc.description | Health Sciences Universidade Federal de Mato Grosso | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Therapy Centro Universitário do Vale do Araguaia | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Therapy Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Formato: dc.format | 530-536 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Medicina do Trabalho | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Burnout | - |
Palavras-chave: dc.subject | Life style | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor activity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Occupational health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Occupational stress | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional | - |
Título: dc.title | Anxiety, depression and stress among employees of a public higher education institution in São Paulo, Brazil | - |
Título: dc.title | Níveis de ansiedade, depressão e estresse em funcionários de uma instituição de ensino superior pública do interior do estado de São Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: