
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | São Carlos Federal University | - |
| Autor(es): dc.creator | Passos, Leandro Aparecido | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Gustavo Henrique de | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Douglas | - |
| Autor(es): dc.creator | Roder, Mateus | - |
| Autor(es): dc.creator | Papa, João Paulo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-981-15-3685-4_3 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233002 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233002 | - |
| Descrição: dc.description | Machine learning techniques are capable of talking, interpreting, creating, and even reasoning about virtually any subject. Also, their learning power has grown exponentially throughout the last years due to advances in hardware architecture. Nevertheless, most of these models still struggle regarding their practical usage since they require a proper selection of hyper-parameters, which are often empirically chosen. Such requirements are strengthened when concerning deep learning models, which commonly require a higher number of hyper-parameters. A collection of nature-inspired optimization techniques, known as meta-heuristics, arise as straightforward solutions to tackle such problems since they do not employ derivatives, thus alleviating their computational burden. Therefore, this work proposes a comparison among several meta-heuristic optimization techniques in the context of Deep Belief Networks hyper-parameter fine-tuning. An experimental setup was conducted over three public datasets in the task of binary image reconstruction and demonstrated consistent results, posing meta-heuristic techniques as a suitable alternative to the problem. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Computing São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | Department of Computing São Carlos Federal University | - |
| Descrição: dc.description | Department of Computing São Paulo State University | - |
| Formato: dc.format | 67-96 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Natural Computing Series | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | On the Assessment of Nature-Inspired Meta-Heuristic Optimization Techniques to Fine-Tune Deep Belief Networks | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: