Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa (UFV) | - |
Autor(es): dc.contributor | Fundación para la Conservación de la Biodiversidad | - |
Autor(es): dc.contributor | Humanas e Sociais | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
Autor(es): dc.creator | Bao, Francielli | - |
Autor(es): dc.creator | Villa, Pedro Manuel | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Alice Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Schmitz, Daniela | - |
Autor(es): dc.creator | de Assis, Marco Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Arruda, Rafael | - |
Autor(es): dc.creator | Pott, Arnildo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:48:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:48:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4257/oeco.2019.2304.15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232956 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232956 | - |
Descrição: dc.description | Spatial and temporal beta diversity of seedlings in tropical wetland remain poorly understood. We assessed the ecological pattern of taxonomic beta diversity of seedling assemblages along a topographic gradient, seasonally flooded disturbance, and sampling years in a tropical wetland. We tested that seasonally flooded disturbance on seedling assemblage promotes a high taxonomic beta diversity due to a high taxonomic turnover along the topographical gradient. Here we examined a large database from 200 plots (each having 0.5 × 0.5 m), across eight seasonally flooded grasslands in the Pantanal of central-west Brazil. We selected data on ponds for four years at two characteristic hydrological phases per year: post-flood (July and August), and post-dry season (October and November). We classified the topographical gradient into three levels 1) low—longer duration of flood; 2) mid—intermediate level; and 3) high—short duration of flood (dry soil). For both post-flood and post-dry seasons, we counted the number of seedlings within five plots at each topographic level. Additionally, taxonomic beta diversity was examined via novel abundance-based metrics (including both turnover and nestedness patterns). Overall, taxonomic beta diversity was consistently higher in high topographic level and post-dry season plots. We observed differences in beta diversity components between topographical levels, seasons and years. Topographical gradient and seasonally flooded promotes more variation in taxonomic turnover and beta diversity; due to these environmental filters we presume that the resulting beta diversity can be decisive in the species diversity in this tropical wetland. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Instituto de Biociências | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Viçosa Departamento de Biologia Vegetal | - |
Descrição: dc.description | Fundación para la Conservación de la Biodiversidad | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Viçosa Laboratório de Ecologia e Evolução de Plantas | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Ciências Naturais Humanas e Sociais | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Instituto de Biociências | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Instituto de Biociências | - |
Formato: dc.format | 917-925 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Oecologia Australis | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Flood disturbance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nestedness-resultant component | - |
Palavras-chave: dc.subject | Taxonomic turnover | - |
Palavras-chave: dc.subject | Topographical gradient | - |
Título: dc.title | Topography and seasonality promotes taxonomic beta diversity of seedlings in a tropical wetland | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: