
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Spanish National Research Council | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sapienza University of Rome | - |
| Autor(es): dc.creator | Grácio, Maria Cláudia Cabrini | - |
| Autor(es): dc.creator | De Oliveira, Ely Francina Tannuri | - |
| Autor(es): dc.creator | Chinchilla-Rodríguez, Zaida | - |
| Autor(es): dc.creator | Moed, Henk F. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:18:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:18:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232950 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232950 | - |
| Descrição: dc.description | This paper analyses the influence of a Brazilian institution delivering the corresponding author on its scientific citation impact, distinguishing between its collaborative papers with foreign institutions and those resulting from national collaboration. We retrieved from Scopus database a total of 607,454 Brazilian documents for all 443 Brazilian institutions with at least 100 documents published from 2003 to 2015. We evaluated the difference between the normalized citation impact as corresponding author and that as non-corresponding author, applying paired t-tests both for international and for national collaboration. As result, for international collaboration, it was observed that the normalized citation impact achieved by Brazilian institutions depends upon corresponding author status, and that, in case of non-corresponding authorship, the impact shows a significant benefit when the paper has a corresponding author from a foreign institution. In national collaboration, the institutions benefit as non-corresponding author, although the difference is small to influence the practice of the institutions' scientific policies. Thus, the indicator of corresponding author provides additional information relevant to Brazilian institutions in international collaboration, but not in national institutional co-authorship, which is more influenced by the institution's recognized scientific tradition and publishing strategies/practices. | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University, Av. Hygino Muzzi Filho 737 | - |
| Descrição: dc.description | Spanish National Research Council, Calle de Alfonso XII, 54 | - |
| Descrição: dc.description | Sapienza University of Rome, Piazzale Aldo Moro, 5 | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University, Av. Hygino Muzzi Filho 737 | - |
| Formato: dc.format | 511-522 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | 17th International Conference on Scientometrics and Informetrics, ISSI 2019 - Proceedings | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | The influence of corresponding authorship on the impact of collaborative publications: A study on Brazilian institutions (2003-2015) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: