Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Université Paul Valéry-Montpellier 3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3 | - |
Autor(es): dc.creator | Ré, Alessandra Del | - |
Autor(es): dc.creator | Dodane, Christelle | - |
Autor(es): dc.creator | Morgenstern, Aliyah | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:38:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:38:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5935/2079-312X.20190026 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232936 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232936 | - |
Descrição: dc.description | In order to understand how children learn to recognize and use humor in their speech, we have chosen to study their linguistic production in two different languages and cultures: a French-speaking monolingual child and a Brazilian Portuguese-speaking child, video-recorded once a month in a longitudinal study, whose data were analyzed for this article between 24 and 42 months. The results of the multimodal linguistic coding of our data enabled us to describe the paths the two children followed to get from first instances of shared amusement initiated by the adult to their own verbal production of successful humor in dialogue. The different parameters required for humor are set from the age of 2;4 years old. Our study demonstrates that the production of children’s humor is closely linked to the family input and to children’s multimodal linguistic and meta-cognitive development. We did not observe important differences between the two children at the macro-cultural level, but there were some inter-individual differences. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista-FCLAr | - |
Descrição: dc.description | Université Paul Valéry-Montpellier 3 | - |
Descrição: dc.description | Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3 | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista-FCLAr | - |
Formato: dc.format | 235-254 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Linguistica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pragmatic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social | - |
Título: dc.title | Children’s humoristic utterances in focus: Pragmatic, cognitive and social implications | - |
Título: dc.title | ENUNCIADOS HUMORISTICOS INFANTIS EM FOCO: IMPLICAÇÕES PRAGMATICAS, COGNITIVAS E SOCIAIS1 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: