Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Gavassi, Marina Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Gaion, Lucas Aparecido | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Carolina Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Joel Cabral | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Rogério Falleiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:01:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:01:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.14295/cs.v10i1.2842 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232927 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232927 | - |
Descrição: dc.description | Considering that water deficit is one of the main environmental factors responsible for low soybean yield and that nitric oxide (NO) has been shown to be a fundamental part of plant defense signaling during stress, the aim of the present study was to evaluate the effect of seed priming with nitric oxide on the induction of water deficit tolerance during the initial development of soybean. Thus, seeds were treated with 0 (water only), 50, 100 or 250 μmol.L-1 sodium nitroprusside for 6 hours. Additionally, untreated seeds were used. After drying, the seeds were placed in containers filled with a commercial substrate mixture and vermiculite and irrigated to 100% and 50% field capacity. Biometric and biochemical evaluations (pigment and proline contents) were performed after 14 days. It was concluded that pretreatment of soybean seeds with 50 to 250 μmol.L-1 SNP attenuated the effects of water deficit on stem growth, leaf area, and shoot dry matter and induced carotenoid biosynthesis. The accumulation of proline in the leaves was pronounced in the treatments with 100 and 250 μmol.L-1 SNP, while 100 μmol.L-1 SNP induced proline accumulation in the roots. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 176-184 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Comunicata Scientiae | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Germination | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glycine max | - |
Palavras-chave: dc.subject | Water deficit | - |
Título: dc.title | Seed priming with sodium nitroprusside attenuates the effects of water deficit on soybean seedlings | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: