Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | - |
Autor(es): dc.contributor | Colégio Estadual Duque de Caxias | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Razera, Julio César Castilho | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Carla Maria Santana | - |
Autor(es): dc.creator | Bastos, Fernando | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:17:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:17:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p200 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232880 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232880 | - |
Descrição: dc.description | This paper focuses on what current literature indicates about the need to learn about the teacher training research field in a wide-ranging and profound manner. Within this framework, the objective was to outline a metric profile of the research field of teacher training in Science Education in Brazil, based on articles from journals in this field. This project is part of extensive research on the subject, in which we make use of theoretical and methodological bases of descriptive statistics, bibliometrics and scientometrics. In this research, 406 articles on teacher training published in the following five Brazilian Science Education journals were analysed, from their first issue until the last issue of 2016: IENCI, Ciência & Educação, Ensaio, RBPEC and Alexandria. The set of indicators shows that the field merges own attributes (e.g. type of underlying literature; strong presence of female authors) with characteristics that are shared with other fields (e.g. distribution of productivity on a specific topic). The analyses performed suggest a profile of little theoretical production and low epistemic autonomy of the research field of teacher training in Science Education. There is clear import and use of theoretical and methodological references from other fields of research, particularly Education, Philosophy and Psychology. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciências Biológicas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Rua José Moreira Sobrinho, s/n. | - |
Descrição: dc.description | Colégio Estadual Duque de Caxias, Av. Sete de Setembro, s/n | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista: nº162227 | - |
Formato: dc.format | 200-222 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Investigacoes em Ensino de Ciencias | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Journals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research field | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientometrics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | A metric profile of research highlighting teacher training in Science Education in Brazil | - |
Título: dc.title | Um perfil métrico das pesquisas que destacam a formação de professores na área Brasileira de Educação em Ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: