Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Lívia Flávia de Albuquerque | - |
Autor(es): dc.creator | Paschoarelli, Luis Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:24:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:24:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232812 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232812 | - |
Descrição: dc.description | This paper presents an evaluation of torque strength and on the perceptual aspects of the use of faucets. We evaluated 180 subjects (18-29 years old = 30M and 30F; 30-55 years old = 30M and 30F; >55 years old = 30M and 30F). A digital dynamometer, a static torque transducer, five different models of handles (faucets) and other complementary tools were used for data collection. The procedures were standardized, based on ethical recommendations and biomedical criteria. The data analysis was based on descriptive statistics and included the application of tests for verification of significant differences. The results show the male performed torque significantly higher (p=0.05) than the female subjects and the forces applied by the age group above 55 years old were the lowest (p=0.05). With the lever-type handle was possible to achieve the highest magnitude of torque to all groups of subjects and these differences were significant (p= 0.05) in all comparisons. The lever-type handle was considered the easiest to use and the spherical handle was the hardest. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 409-418 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Advances in Usability Evaluation Part I | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ergonomic design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Faucets | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hand tools | - |
Título: dc.title | Evaluation of manual torque forces in simulated activities with brazilian adults of different genders and age groups: Ergonomic design of faucets | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: