Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Danilo Corrêa | - |
Autor(es): dc.creator | Paschoarelli, Luis Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:41:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:41:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232789 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232789 | - |
Descrição: dc.description | Packagings have gone through profound changes. New materials and processes allow different designs, which became true consumer appeals. However, these advances do not necessarily lead to improvement in the usability of such products. This paper assesses how the different shapes of soft drinks PET bottles affect the ability of different age groups to open them. The results show that the adults have a greater strength in all situations when compared to youth or elderly subjects. A comparison of collected data and the torque forces necessary to perform the opening reveals a lack of usability and accessibility of these products. | - |
Descrição: dc.description | UNESP - Univ Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | UNESP - Univ Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | 171-180 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Advances in Usability Evaluation Part I | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Usability in the opening of soft drinks packagings: Age influence in biomechanical forces | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: