Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Carrara, Kester | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:58:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:58:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-74301-1 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232734 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232734 | - |
Descrição: dc.description | This book shows how the three-term contingency paradigm created by B.F. Skinner can be applied to describe and explain cultural practices phenomena produced by complex relations between behavior and environment. It updates the academic debate on the best paradigm to analyze complex social interactions (contingency or metacontingency), arguing that Skinner’s three-term contingency - the conceptual tool created to analyze human behavior by decomposing it in three parts: discriminative stimulus, operant response and reinforcement/punishment - is the best unit of analysis since what is selected in social interactions are not the actions of the group but of individuals gathered in a group situation to form an articulated and interlocked behavioral practice. The author argues in favor of a relational approach to study behavior and identifies its theoretical foundations in the philosophy of Ernst Mach, especially in Mach’s concept of functional relations and its influence on Skinner. Departing from this theoretical framework, the author argues that behavior can only be studied through the analysis of how it emerges from relations, and cannot be explained by hypothetical constructs such as cognitive maps, personality formation mechanisms, drives, traits and preconceived motivational forces. Radical Behaviorism and Cultural Analysis will be of interest to psychology researchers and students interested in the theoretical foundations of behavior analysis, as well as to social scientists and policy makers from other areas interested in how behavior analysis can be used to study complex social interactions and how it can be applied to build a more fair and sustainable society through cultural planning and the development of prosocial behavior. | - |
Descrição: dc.description | Psychology Department São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Psychology Department São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 1-104 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Radical Behaviorism and Cultural Analysis | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Altruism | - |
Palavras-chave: dc.subject | B.F. Skinner | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavior analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural behavior analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural designs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural practices and behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemology and psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ernst Mach | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functional analysis of culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functional relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metacontingency | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prosocial behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychological theories | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radical behavorism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relational complexity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Selection by consequences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Three-term contingency | - |
Título: dc.title | Radical behaviorism and cultural analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: