
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Paraná | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Norte do Paraná | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Starepravo, Ana Ruth | - |
| Autor(es): dc.creator | Bianchini, Luciane Guimarães Batistella | - |
| Autor(es): dc.creator | de Macedo, Lino | - |
| Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Mário Sergio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:17:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:17:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2017/02111063 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232620 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232620 | - |
| Descrição: dc.description | The concept of multiplication in mathematics is not always learned by the student due to the use of conventional pedagogical practices. From this observation, we started from the thesis that active situations, promoting self-regulation through the solution of problems present in the games, it can be an effective proposal in constructing concepts. In this perspective our objective was to analyze the contributions of the Game of the Rest for the understanding of the concept of multiplication. It is a qualitative and applied research that was carried out in a classroom with 30 students of the fourth year of Elementary School, in which the Game of the Rest was used as a resource. It was possible to conclude that the game, through the cognitive and affective context that it promotes, was a scenario of students' engagement with the action. The processes of self-regulation and problem situation promoted in the interventions involved the students in conducts of effort and confrontation resulting in appropriation of the intended concept. | - |
| Descrição: dc.description | Pontifícia Universidade Católica do Paraná | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Norte do Paraná | - |
| Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
| Formato: dc.format | 21-31 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Psicologia Escolar e Educacional | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Game | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Self-regulation | - |
| Título: dc.title | Autorregulação e situação problema no jogo: Estratégias para ensinar multiplicação | - |
| Título: dc.title | Self-regulation and problem situation in the game: Strategies to teach multiplication | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: