Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Talitha Priscila Cabral | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Mário Sérgio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:12:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:12:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232615 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232615 | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to analyze the psychological development of creativity theme in the L. Piaget and Vygotsky's works. With such purpose we will examine this issue in the production of authors with notable recognition and prestige in the national and international psychological literature. We performed a systematic bibliographical review of their original works and did compare their postulates to highlight the similarities and differences. Both of them have dedicated part of their studies to investigate the relation between the development of the psyche and production of the new. They defended the idea that to understand creativity it is necessary to investigate, at different times of the course of human life, the psychological development of the creation and its entanglement with the environment/social relations. Piaget elaborated a Genetic Epistemology and gave a particular importance to the creative process, taking as an assumption the idea that subject is an active when interacting with the world, creatively building knowledge. Vygotsky claims a Marxist Psychology and presupposes that the reality is possible to be captured by thought and actively transformed, through the mediation of culture. | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Sciences and Letters São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Sciences and Letters São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 15-30 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Advances in Psychology Research | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creativity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genetic epistemology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historic-cultural theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Piaget | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychic development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vygotsky | - |
Título: dc.title | The concept of creativity in Piaget and Vygotsky | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: