
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Education for the Countryside | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Bernardo Mançano | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1177/2277976013517200 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232580 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232580 | - |
| Descrição: dc.description | The process of re-peasantization in Brazil occurs primarily through the peasant struggle for land and agrarian reform. Adopting a geographic method and using territorialization as a central axis of study, this article analyzes the history of peasant formation, particularly focusing on the formation of the Landless Rural Workers’ Movement (MST), the peasant movement that has most contributed to the process of recreating the peasantry through land occupations. The process of re-peasantization occurring over the last 30 years is supported by data showing that more than a million families have been settled through agrarian reform. However, these fractional territorial gains have not eliminated the subordination of peasants by capitalized land rent. Using data from the most recent Agricultural Census, we highlight the situation of dependence to which Brazilian peasants are submitted. The hegemony of agribusiness has provoked a reflux in the peasant struggle for land and agrarian reform, which currently finds itself stagnant. The greatest challenge for peasant movements is the creation of a development model for their territories which would enable them to recuperate the process of re-peasantization. | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Education for the Countryside | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) | - |
| Formato: dc.format | 269-289 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Agrarian South | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | agrarian reform | - |
| Palavras-chave: dc.subject | land struggle | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Re-peasantization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | resistance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | subordination | - |
| Título: dc.title | Re-peasantization, Resistance and Subordination: The Struggle for Land and Agrarian Reform in Brazil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: