Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Nova Andradina | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Rogério Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Correia, Ronaldo Celso Messias | - |
Autor(es): dc.creator | Olivete, Celso | - |
Autor(es): dc.creator | Brandi, Analice Costacurta | - |
Autor(es): dc.creator | Prates, Jorge Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:48:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:48:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1109/FIE.2015.7344412 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232506 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232506 | - |
Descrição: dc.description | Project management is an essential activity across several areas, including Software Engineering. Through good management it is possible to achieve deadlines, budgets goals and mainly delivering a product that meets customer expectations. Project management activity encompasses: measurement and metrics; estimation; risk analysis; schedules; tracking and control. Considering the importance of managing projects, it is necessary that courses related to Information Technology and Computer Science present to students concepts, techniques and methodology necessary to cover all project management activities. Software project management courses aim at preparing students to apply management techniques required to plan, organize, monitor and control software projects. In a nutshell, software project management focuses on process, problem and people. In this paper we proposed an approach to teaching and learning of software project management using practical activities. The intention of this work is to provide the experience of applying theoretical concepts in practical activities. The teaching and learning approach, applied since 2006 in a Computer Science course, is based on teamwork. Each team is divided into groups assuming different roles of software process development. We have set four groups, each one assuming a different role (manager; software quality assurance; analyst and designer; programmer). The team must be conducted across the software process by its manager. We use four projects, each group is in charge of managing a different project. In this paper we present the proposed approach (based on hands on activities for project management); we summarize the lessons learned by applying the approach since 2006; we present a qualitative analysis from data collect along the application. | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Matemática e Computaçâo Universidade Estadual Paulista 'Julio de Mesquita Filho' | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Computação Universidade Estadual de Mato Grosso de sul Nova Andradina | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Matemática e Computaçâo Universidade Estadual Paulista 'Julio de Mesquita Filho' | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Proceedings - Frontiers in Education Conference, FIE | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning Project Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Practical Activities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teamwork | - |
Título: dc.title | Teaching and learning software project management: A hands-on approach | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: