Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Knowledge Mapping Research | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Zins, Chaim | - |
Autor(es): dc.creator | Amorim Da Costa Santos, Plácida L.V. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:56:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:56:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232484 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232484 | - |
Descrição: dc.description | The article is aimed to improve the academic education in the field of library and information science in Brazil by structuring the curricular reasoning that shapes the contents of undergraduate academic programs. It is the second article of a group of two articles that resulted from a study conducted in Brazil in 2011- 2014. The first article presents a universal model1 of LIS programs (ZINS; SANTOS, 2016, in press). This article presents the Brazilian model2. This part of the research was composed of two methodological phases. The first phase was a systematic Critical Delphi study with 21 leading information science scholars from Brazil. The second phase was an unsystematic formative evaluation of the content categories. The evaluation was based on a Grounded theory study of 13 academic programs in Brazil. The study resulted in a model2 that sets the guiding principles for developing undergraduate programs in Brazil. The model is actually composed of two complementary models; a systematic four step developing process (model2.1) and a structured plan of 288 content categories (model2.2). The study improves the development and evaluation of LIS programs in Brazil by providing a structured model for content selection. The study stresses the key role of the curricular reasoning for improving LIS education in Brazil; a curricular reasoning that is grounded in the Brazilian milieu. | - |
Descrição: dc.description | Knowledge Mapping Research | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho | - |
Formato: dc.format | 185-203 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Informacao e Sociedade | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Content selection | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curiculum development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Library and information science undergraduate studies | - |
Palavras-chave: dc.subject | LIS education | - |
Título: dc.title | Brazilian model of library and information studies in the bachelor's level | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: