Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Pelotas | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Paulista University - UNIP | - |
Autor(es): dc.creator | De Souza Ferreira, Nadia | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro Camargo, Carlos Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | Palo, Renato Miotto | - |
Autor(es): dc.creator | Martinho, Frederico Canato | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Ana Paula Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:07:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:07:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232423 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232423 | - |
Descrição: dc.description | In this study, scanning electron microscopy (SEM) was used to evaluate the smear layer removal of 3 irrigation devices. The study hypothesis was that more contemporary side-vented needles and brush-covered needles are more efficient for smear layer removal of root canals than traditional needles. The aim of this study was to compare the effectiveness of these irrigation devices in the cleansing of root canals instrumented with oscillatory and rotary systems. Sixty single-rooted teeth were divided according to instrumentation and irrigation techniques into 6 groups. The teeth were prepared for SEM analysis to evaluate the cleansing of cervical, middle, and apical thirds. For all groups, the cleansing of the cervical and middle thirds was better than that of the apical third (P < 0.05). Regardless of the instrumentation technique, no statistically significant differences were found between the groups regarding the cleansing of root canal walls (P > 0.05). | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Pelotas | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Paulista University - UNIP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | 71-74 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | General Dentistry | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Endodontics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Irrigation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Root canal preparation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scanning electron microscopy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Smear layer | - |
Título: dc.title | Comparison of the effectiveness of 3 irrigation devices for the cleaning of root canal walls instrumented with oscillatory and rotary techniques | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: