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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Castro, Rosane Michelli de [UNESP] | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Viviane Cássia Teixeira [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:57:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:57:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232370 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232370 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese é resultante da pesquisa de Doutorado desenvolvida com o objetivo geral compreender e interpretar elementos da constituição do campo da Didática entre 1928 e 1940, mediante impressos localizados no acervo bibliotecal da Escola Normal Leônidas do Amaral Vieira. As investigações voltaram-se para a valorização do lugar de apropriação dos manuais de Didática, considerando que tais apropriações ocorreram dentro das instituições de formação de professores, cada qual com suas especificidades. As investigações foram motivadas pelo seguinte questionamento: Como os saberes da Didática se tornaram escolares, mediante disciplinas, sendo produtos, na Escola Normal “Leônidas do Amaral Vieira”, entre 1928 e 1949, e, ao mesmo tempo, produtoras de outros movimentos no interior do campo educacional? A hipótese norteadora foi a de que sua configuração, como disciplina ou corpo de saberes sobre o “como fazer” docente nessa escola e recorte temporal delimitado, é capaz de revelar elementos constitutivos do campo disciplinar de formação de professores no Brasil, em enfrentamento, tanto aos problemas educacionais e do ensino, quanto à constituição do campo de discussões, a partir da década de 1930. Para a análise do “como” ensinar, ou seja, da Didática, nos manuais pedagógicos, objeto da pesquisa, se impôs a investigação centrada em seus elementos constitutivos, como: o currículo prescrito no Programa de Ensino das Escolas Normais do Estado de São Paulo, à luz dos conceitos de Chervel (1990), sobre “finalidades de objetivos”, e de Goodson (2001), sobre prescrições para o currículo no campo de formação de Professores no Estado de São Paulo, entre 1928 e 1949; a história da Instituição e da cultura escolar, à partir de Julia (2001), as análise das práticas em circulação para a materialização desse currículo na instituição, à luz das “finalidades reais” (CHERVEL, 1990), ressaltando os manuais pedagógicos sobre Didática que constituíram o acervo bibliotecal da escola estudada, entre 1928 e 1949. Igualmente, as análises foram direcionadas para os possíveis indícios capazes de conduzir à busca de respostas aos questionamentos motivadores da pesquisa, num movimento de compreensão do encadeamento das informações que constituem elementos importantes para uma história sobre o “como” ensinar, ou seja, sobre a Didática. Portanto, as análises foram desenvolvidas à luz do Paradigma Indiciário, segundo Carlo Ginzburg. Ao final, entre outros aspectos, foi possível afirmar a tese de que, tanto a prática, quanto os seus pressupostos teóricos, foram constituintes da Didática na Escola Normal “Leônidas do Amaral Vieira”, entre 1929 e 1944, constituindo um campo de conhecimento que assim, e peculiarmente, se constituiu no campo maior da formação de professores no Brasil, em busca de promover a relação essencial entre as teorias e as práticas que caracterizaram o que se esperava da ação pedagógica que importava à sociedade do período estudado. | - |
Descrição: dc.description | The aim of this thesis is to understand and interpret elements of the constitution of the Didactics field between 1928 and 1940, through printed material located in the library collection of Leônidas do Amaral Vieira school. The investigations focused on valuing the place of appropriation of the Didactics manuals, considering that such appropriations occurred within teacher training institutions, each with its own specificities.The studies were motivated by the following question: How the knowledge of Didactics became school, through disciplines, being products, in the Regular School “Leônidas do Amaral Vieira”, between 1928 and 1949, and, at the same time, producers of other movements in the interior from the educational field? The guiding hypothesis was that its configuration, as a discipline or body of knowledge about the "how to do" teachers in this school and a delimited time frame, is capable of revealing constitutive elements of the disciplinary field of teacher education in Brazil, in confrontation, both to educational and teaching problems, as well as to the constitution of the discussion field, from the 1930s onwards. For the analysis of the "how" to teach, that is, Didactics, in the pedagogical manuals, object of the research, an investigation centered on its constituent elements was imposed, such as: the curriculum prescribed in the Teaching Program of the Regular Schools of the State of São Paulo , in the light of the concepts of Chervel (1990), about “purposes of objectives”, and Goodson (2001), about curriculum prescriptions in the field of teacher education in the State of São Paulo, between 1928 and 1949; the history of the Institution and school culture, from Julia (2001), the analysis of practices in circulation for the materialization of this curriculum in the institution, in the light of "real purposes" (CHERVEL, 1990), highlighting the pedagogical manuals on Didactics which constituted the library collection of the school studied, between 1928 and 1949. Likewise, the analyzes were directed to the possible clues capable of leading to the search for answers to the questions motivating the research, in a movement to understand the chain of information that constitute important elements for a story about the "how" to teach, that is, about the Didactics. Therefore, the analyzes were developed in the light of the Evidence Paradigm, according to Carlo Ginzburg. In the end, among other aspects, it was possible to affirm the thesis that both the practice and its theoretical assumptions were part of Didactics at the “Leônidas do Amaral Vieira” school, between 1929 and 1944, constituting a field of knowledge that thus, and peculiarly, it constituted the largest field of teacher education in Brazil, seeking to promote the essential relationship between theories and practices that characterized what was expected of the pedagogical action that mattered to society in the period studied. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso aberto | - |
Direitos: dc.rights | LOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit | - |
Palavras-chave: dc.subject | História das disciplinas de didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituições de formação de professores no Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Normal Leônidas do Amaral Vieira | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of didactics disciplines | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training institutions in Brazil | - |
Título: dc.title | Aspectos da didática na Escola Normal Leônidas do Amaral Vieira (1928-1949) | - |
Título: dc.title | Aspects of didactics at the Leônidas do Amaral Vieira (1928-1949) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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