Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Cruzeiro Sul | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual da Paraiba | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Aguiar, Stefane A. | - |
Autor(es): dc.creator | Gramani-Say, Karina | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Andrei G. | - |
Autor(es): dc.creator | Barela, Jose A. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:50:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:50:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3922/j.psns.2014.4.19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232342 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232342 | - |
Descrição: dc.description | Although the effects of cognitive tasks on postural control have been widely investigated, the influence of cognitive load on sensorimotor coupling in postural control is still being uncovered. The purpose of the present study was to investigate and compare the influence of conscious knowledge, intention, and cognitive load on the relationship between visual information and body sway in postural control in young adults. Sixteen young adults stood upright, as still as possible, inside a moving room under four experimental conditions: the participants remained still without knowing that the room was moving (dynamic condition); the participants were informed about the room’s movement (information condition) and asked to resist the room’s movement (resisted condition); the participants performed a counting task while resisting the visual influence (dual-task condition). The results showed that the influence of visual manipulation on body sway decreased when the participants were informed about the movement of the room and decreased further after they were asked to resist its movement. However, performing a dual-task led to an increase in visual influence. We conclude that intention plays a role in sensorimotor system functioning in the postural control system to alter its function if required. Nevertheless, such change demands cognitive effort, which limits attentional resources and can compromise performance in secondary tasks. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Cruzeiro Sul | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Carlos | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual da Paraiba | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Institute of Physical Activity and Sport Sciences Universidade Cruzeiro Sul | - |
Descrição: dc.description | Institute of Biosciences Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Institute of Biosciences Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 500670/2011-0 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 561206-2010-4 | - |
Formato: dc.format | 593-599 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Psychology and Neuroscience | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Attention | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dual-task | - |
Palavras-chave: dc.subject | Posture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sensorimotor coupling | - |
Título: dc.title | Dual task interferes with sensorimotor coupling in postural control | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: