Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | De Camargo, Eder Pires | - |
Autor(es): dc.creator | Nardi, Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:44:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:44:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5565/rev/ec/v31n3.760 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232313 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232313 | - |
Descrição: dc.description | This article is inserted in a wider study that seeks to understand the main inclusion barriers in Physics classes for students with visual impairment It aims to understand which communication context favors or impedes the visually impaired student participation to the impairment visual student's real participation in Modern Physics activities. The research defines, from the empirical-sensory and semantics structures, the languages used in the activities, as well as, the moment and the speech pattern in which those languages have been used. As a result, this study identifies a strong relation between the uses of the interdependent empirical structure audio-visual language in the non-interactive episodes of authority; a decrease of this structure use in the interactive episodes; the creation of education segregation environments within the clasroom and the frequent use of empirical tactile-hearing interdependent language structure in these environments. Moreover, the concept of «special educational need» is discussed and its inadequate use is analyzed. Suggestions are given for its correct use of «special educational need,» its inadequate use, giving suggestions for its correct use. | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Física y Química Facultad de Ingeniería Universidad Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educacion y del Programa de Postgrado en Educacion para la Ciencia Facultad de Ciencias Universidad Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Física y Química Facultad de Ingeniería Universidad Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educacion y del Programa de Postgrado en Educacion para la Ciencia Facultad de Ciencias Universidad Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | 155-175 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | Ensenanza de las Ciencias | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communicational context | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modern Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education needs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual impairment | - |
Título: dc.title | Adequate and inadequate communicational contexts for inclusion of students with visual impairment in modern physics classes | - |
Título: dc.title | Contextos comunicacionales1 adecuados e inadecuados par la inclusión de alumnos con discapacidad visual en clases de física moderna | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: