Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Taubaté | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Viviane Gabriela | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Janaína Paula Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Thais Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Bertoli, Ciro João | - |
Autor(es): dc.creator | Valenti, Vitor Engrácia | - |
Autor(es): dc.creator | Leone, Claudio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:53:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:53:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.69503 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232209 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232209 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: childhood obesity is a major public health problem, affecting children even at early ages. Objective: to assess the impact of dietary intervention and relatively simple physical activity on the nutritional state of preschoolers. Method: this was an intervention study in public daycare centers targeting children from 2 to 4 years of age, in the State of São Paulo. The sample consisted of 9 daycare centers covering 578 children, with 264 children in the intervention group (IG) and 314 in the comparison group (CG). Intervention was focused on modifications in diet and physical activity, avoiding overloading the routine of daycare centers, for duration of one year. A zBMI score > 1 (zBMI) and < 2 was considered risk of being overweight, and > 2 zBMI was considered excess weight (overweight and obese). Analysis was done by frequency calculations, comparisons of proportions by Χ2, mean comparisons by t-student and calculations according to Pearson's correlation coefficient. Results: IG showed an inverse correlation between the initial zBMI of the children and the difference with the zBMI at the end of the intervention (rP = -0.39, p <0.0001). The mean difference of zBMI of the overweight children in IG between the beginning and the end of the study period was negative (-0.46 z score), indicating weight reduction, while the children in the CG was positive (+0. 17 z score) (p = 0.0037). Conclusion: intervention in diet and physical activity in overweight preschool children in daycare centers could have a favorable impact on the evolution of their nutritional state. | - |
Descrição: dc.description | Department of Mother and Child Health of the Public Health University of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Medicine University of Taubaté | - |
Descrição: dc.description | Department of Speak and Hearing Pathology Faculty of Philosophy and Sciences Paulista State University-FFC/UNESP | - |
Descrição: dc.description | Department of Speak and Hearing Pathology Faculty of Philosophy and Sciences Paulista State University-FFC/UNESP | - |
Formato: dc.format | 290-295 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Human Growth and Development | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervention | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obesity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Overweight | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preschool | - |
Título: dc.title | Preschool children and excess weight: The impact of a low complexity intervention in public day care centers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: