Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Sutil, Noemi | - |
Autor(es): dc.creator | de Carvalho, Lizete Maria Orquiza | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, João Amadeus Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:44:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:44:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232196 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232196 | - |
Descrição: dc.description | In this paper, it has been discussed the development of an educational proposal for Physics Teacher' Education and Physics teaching research based on the assumptions underlying Paulo Freire's problem-posing dialogical educational conception, by placing his propositions in the context of higher education. It has been highlighted aspects of humanization and liberation, collaboration in joint construction, dialogue and problem-posing, change in individual and collective ambits of interpretations about reality and its supporting structures. This educational practice problem-posing process was developed in 2007 and 2008 in a Brazilian Undergraduate Physics Teacher' Education Program. The involved research conception was action-research in Education with moments of planning, action, observation and reflexion. The presented analysis includes two meetings involving Physics teaching professors and one meeting involving three of these teachers and undergraduate students. Joint constructions originated in this process are presented and characterized. The discussed results involve possibilities and challenges for Physics Teacher' Education in freirian approach and proposals for future actions regarding this formation. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Física | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Departamento de Física e Química | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Departamento de Física e Química | - |
Formato: dc.format | 97-113 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Lusofona de Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational practice problem-posing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freirian problem-posing dialogical educational conception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teachers' education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching research | - |
Título: dc.title | Formação de professores e pesquisa em ensino de física em perspectiva freiriana: Considerações sobre processo de problematização da prática educacional | - |
Título: dc.title | Physics Teacher' Education and Physics teaching research in freirian approach: Considerations about educational practice problem-posing process | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: