
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Cação, Maria Izaura | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:23:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:23:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232164 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232164 | - |
| Descrição: dc.description | This paper analyzes recent policies of teacher eduation in Brazil related to the employment and professional dimmensions of the teaching career. It analyzes teacher education policies, and the guidelines established by the World Bank in the 1990s, to reform higher education in the so-called developing countries, focusing on th implementation of neolibera educational policies. These policies have produced a new value for educational insititutions: they are emptying schools of education; defertilization of schools; deintellectualization of the teacher profession; pauperization, fragmentation and emptying the contents teacher education programs and recontextualization of the nexus theory-practice. The reforms after the Directives and Bases of Education - Law No. 9394/1996, with respect to the education of teachers, are analyzed in relation to the process of productive restructuring. We analyze the relation between theory and practice, given the National Curriculum Guidelines for the Education Course (DCNCP, 2006), focusing on the Course of Pedagogy for the Faculty of Philosophy and Science, at the Paulista State University, Campus of Marilia. This course offers an extensive practical training, but restricted as to the academic content offered, limiting the possibilities of an in-depth training for the future teachers. Discussing these relations, this article presents the assessment of the students in the course and concludes offering perspectives for a humanizing and critical training. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus Marília, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus Marília, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Education Policy Analysis Archives | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational reforms | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Humanizing praxis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy course | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Theory-practice relationship | - |
| Título: dc.title | Desafios da formação docente no curso de pedagogia: Aligeiramento e Pragmatismo | - |
| Título: dc.title | Teacher education challenges for schools of education: Pragmatism and simplification | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: