Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Gobbi, Lilian Teresa Bucken | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira-Arroyo, Claudia | - |
Autor(es): dc.creator | Lirani-Silva, Ellen | - |
Autor(es): dc.creator | Vitório, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.creator | Barbieri, Fabio Augusto | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Marcelo Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:07:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:07:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742013000300010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232152 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232152 | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this study was to analyze the effect of different exercise programs on the psychological and cognitive functions in patients with Parkinson's disease (PD). Forty-five patients with PD participated in the study. The participants were randomized in three intervention programs: Group-1 (n=15, cognitive-activities), Group-2 (n=15, multimodal exercise) and Group-3 (n=15, exercises for posture and gait). The clinical, psychological and cognitive functions were assessed before and after 4 months of intervention. Univariate analysis did not reveal significant interactions between groups and time (p>0.05). However, univariate analysis for time revealed differences in stress level and memory. Participants showed less physical stress (p<0.01) and overall stress (p < 0.04) and higher performance in episodic declarative memory (p < 0.001) after exercise. These findings suggest that group work with motor or non-motor activities can improve cognitive and psychological functions of patients with PD. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 597-604 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Motriz. Revista de Educacao Fisica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive functions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parkinson's disease | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychological functions | - |
Título: dc.title | Effect of different exercise programs on the psychological and cognitive functions of people with Parkinson's disease | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: