Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Mazon, Cátia Cristina Xavier | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Lucia Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:39:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:39:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232137 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232137 | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to identify and analyze the impact of stressful events associated with the school administrators in teacher malaise. 29 managers participated in his capacity as directors or deputy directors of the municipal system, the interior of São Paulo, with responses to the Inventory IMPIL (Evaluación Psicológica Del Estrés por Inestabilidad Laboral - FIGUEROA; SCHUFER, 2006). The results indicate the presence of stressors in all areas assessed at different rates. The highest ranking stressors were concerns with health, emotional Diseases and economic concerns. The degree of discomfort tends to increase with age, but since the entry into this function. The extensive powers of management, indicate the occurrence of different degrees of impact between the groups, demonstrating that subjectivity needs to be considered for proposing improvements in working conditions and health organizations. Social changes, the demands of educational reforms and lack of recognition of the profession were associated with teacher malaise. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista COSTSA/PRAd/UNESP, Bauru. SP | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru. São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista COSTSA/PRAd/UNESP, Bauru. SP | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru. São Paulo | - |
Formato: dc.format | 304-318 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Arquivos Brasileiros de Psicologia | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conditions of teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Malaise teacher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional stress | - |
Palavras-chave: dc.subject | School manager | - |
Título: dc.title | O mal-estar docente em gestores escolares | - |
Título: dc.title | The malaise in teaching school director | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: