Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Granada | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, José Augusto Chaves | - |
Autor(es): dc.creator | Fernández-Molina, Juan Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Pinho, Fabio Assis | - |
Autor(es): dc.creator | Milani, Suellen Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:12:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:12:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232103 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232103 | - |
Descrição: dc.description | Reflections on Information Science have been focused mostly on information access and dissemination, not on ethical aspects of knowledge organization and representation (KOR). This leads us to investigate the existence of ethical values - and problems - which have impact on this field, especially since they are not discussed, although they are revealed in everyday practice. Therefore, and trying to contribute to a further reflection on the lack of literature on ethics in KOR, this paper analyses the Journal of the American Society for Information Science and Technology - JASIST, Journal of Documentation, Knowledge Organization, Cataloging & Classification Quarterly, The Indexer and Ethics and Information Technology in the period between 1995 and 2004. The results reveal two complementary dimensions: one concerning the respect of diversity and the other concerning the specificity warrant. The latter, which may prove the relevance of the theoretical principles announced by Hudon (1997), Beghtol (2002, 2005) and García Gutiérrez (2002), relative to a transcultural ethics of mediation that reflects diversity (fitted with a precision that, many times, passes by the dimension of multilingualism), making use of tools that may provide cultural warrant to knowledge representation. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | University of Granada | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 361-366 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Advances in Knowledge Organization | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Ethics in the knowledge organization environment: An overview of values and problems in the LIS literature | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: