Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Da Costa Santos, Plácida L. V. Amorim | - |
Autor(es): dc.creator | Do Prado, Ricardo P. | - |
Autor(es): dc.creator | Jorente, Maria José Vicentini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:21:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:21:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.2316/P.2011.734-028 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/232041 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/232041 | - |
Descrição: dc.description | In the process of Brazil's entry into the Information Society, citizen's education in this field is vital in order to the individuals to act and live in equal opportunities and conditions. The information and communication technologies (ICT) can offer enormous contribution to the effectiveness and visibility of the programs of digital infoinclusion, increasing numbers with regards to people, communities and regions. This article reports on strategies developed, and measures implemented by the City department of Education for the municipal government schools in the city of Marilia, São Paulo. An epistemological and practical orientation is adopted. As a result, one identifies, in a digital environment, a guarantee of better conditions of the informational development of the competences of the citizens involved. The project Instructional Technology Program consolidated a perception of the necessity of partnerships that lead to improved results on the use of computer science technology by students of basic education according to evaluations and national competitions. Partnerships among teachers and post-graduates in Information Science at the Marília campus of UNESP (Sao Paulo State University) the City department of Education, instructors of computer science training, and teachers of the municipal schools, will contribute to give visibility to situations that still defy and affect the programs of digital inclusion in the municipal public administration. | - |
Descrição: dc.description | Unesp/FFC/PPGCI Univem - Municipal Secretary of Education, Marília, SP | - |
Descrição: dc.description | Unesp/FFC/PPGCI Univem - Municipal Secretary of Education, Marília, SP | - |
Formato: dc.format | 80-87 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Proceedings of the 14th IASTED International Conference on Computers and Advanced Technology in Education, CATE 2011 | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and communication technologies (ICT) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media | - |
Título: dc.title | Digital info-inclusion in the city of marília: A proposal of an instructional technology program | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: