Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Berti, Heloisa Wey | - |
Autor(es): dc.creator | Braga, Eliana Mara | - |
Autor(es): dc.creator | De Godoy, Ilda | - |
Autor(es): dc.creator | Spiri, Wilza Carla | - |
Autor(es): dc.creator | Bocchi, Silvia Cristina Mangini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:27:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:27:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000200003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/231838 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/231838 | - |
Descrição: dc.description | This study involved newly graduated nurses performing in a public hospital and aimed at apprehending how they interpret the reality of their practice as well as their knowledge and experiences; at identifying and problematizing aspects related to the caregiving practice in terms of compliance with the autonomy bioethical framework and at pointing out ways to overcome the problems identified. The strategy adopted for data collection was the focal group and the theoretical framework was based on the Grounded Theory. Two phenomena emerged from the results: 1) Perceiving the fragility of nurse and patient autonomy and 2) Moving towards the strengthening of nurse and patient autonomy. This allowed for the identification of the core category: movement undertaken by newly graduated nurses towards the strengthening of their professional autonomy and towards patient autonomy. Understanding the experience enabled us to expand the knowledge concerning newly graduate nurses' coping, thus favoring our action as nursing professors. | - |
Descrição: dc.description | Facultad de Medicina de Botucatu Universidad Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Descrição: dc.description | Facultad de Medicina de Botucatu Universidad Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Formato: dc.format | 184-191 | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Revista Latino-Americana de Enfermagem | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hospital care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional autonomy | - |
Título: dc.title | Percepción de los enfermeros recién graduados sobre su autonomía profesional y sobre el proceso de la toma de decisiones del paciente | - |
Título: dc.title | Movement undertaken by newly graduated nurses towards the strengthening of their professional autonomy and towards patient autonomy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: