Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.contributor | KU Leuven | - |
Autor(es): dc.creator | Villalba, Marina Mello | - |
Autor(es): dc.creator | Eltz, Giovana Duarte | - |
Autor(es): dc.creator | Panhan, Ana Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Pacheco, Matheus Maia | - |
Autor(es): dc.creator | Fujita, Rafael Akira | - |
Autor(es): dc.creator | dos Santos Silva, Nilson Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Cardozo, Adalgiso Coscrato | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Mauro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:36:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:36:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s11332-021-00779-y | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/231457 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/231457 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: This study compared the effects of plyometric training performed on the ground or on a mini-trampoline on jumping, balance and landing performance (and its recovery time) in basketball players. Methods: 30 male basketball athletes, between 17 and 21 years of age, were divided into three groups: plyometric training on the mini-trampoline (TPT, n = 11), on the ground (CPT, n = 9), and control group (CG, n = 10). Participants were evaluated on maximum height of their countermovement jumps, landing impact (peak ground reaction force) in single-leg drop landing jump, and balance (center of pressure [COP] Area, COP length) in the two single-leg standing tests (with closed or open eyes) before, immediately after, 15 min after, and 30 min after the training session. Results: CPT showed larger landing impact than CG (p =.031), larger COP area than TPT (p =.031) and longer COP length than CG (p =.024) in the opened-eyes condition. In the closed-eyes condition, a small decrease in COP length was observed. Conclusion: TPT does not lead to deterioration on balance, landing and performance as observed in CPT. Also, the minimum time for recovery balance after a plyometric session was estimated as 30 min. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Ribeirão Preto College of Nursing University of São Paulo, Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Bioscience São Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | School of Dentistry at Piracicaba Campinas State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | School of Physical Education and Sport University of São Paulo, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Movement Control and Neuroplasticity Group KU Leuven | - |
Descrição: dc.description | School of Physical Education and Sport of Ribeirão Preto University of São Paulo, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Bioscience São Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | 97-105 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Sport Sciences for Health | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Balance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basketball | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jump | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plyometrics | - |
Título: dc.title | Effect of a plyometric training session on the ground vs on mini-trampoline on balance and jump performance in basketball player | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: