Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de São Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Finazzo, Stefano I. | - |
Autor(es): dc.creator | Rougemont, Romulo | - |
Autor(es): dc.creator | Zaniboni, Maicon | - |
Autor(es): dc.creator | Critelli, Renato | - |
Autor(es): dc.creator | Noronha, Jorge | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:56:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:56:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/JHEP01(2017)137 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/231393 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/231393 | - |
Descrição: dc.description | We study the behavior of quasinormal modes in a top-down holographic dual corresponding to a strongly coupled N= 4 super Yang-Mills plasma charged under a U(1) subgroup of the global SU(4) R-symmetry. In particular, we analyze the spectra of quasi-normal modes in the external scalar and vector diffusion channels near the critical point and obtain the behavior of the characteristic equilibration times of the plasma as the system evolves towards the critical point of its phase diagram. Except close to the critical point, we observe that by increasing the chemical potential one generally increases the damping rate of the quasinormal modes, which leads to a reduction of the characteristic equilibration times in the dual strongly coupled plasma. However, as one approaches the critical point the typical equilibration time (as estimated from the lowest non-hydrodynamic quasinormal mode frequency) increases, although remaining finite, while its derivative with respect to the chemical potential diverges with exponent -1/2. We also find a purely imaginary non-hydrodynamical mode in the vector diffusion channel at nonzero chemical potential which dictates the equilibration time in this channel near the critical point. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Física Teórica Universidade do Estado de São Paulo, Rua Dr. Bento T. Ferraz, 271 | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Física Universidade de São Paulo, Rua do Matão, 1371, Butantã | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of High Energy Physics | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phase Diagram of QCD | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quark-Gluon Plasma | - |
Título: dc.title | Critical behavior of non-hydrodynamic quasinormal modes in a strongly coupled plasma | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: