Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Escola Agrotécnica Federal de Cuiabá (EAFC) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Cuiabá (UNIC) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de EducaÇão, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) | - |
Autor(es): dc.contributor | UFMT | - |
Autor(es): dc.contributor | Núcleo Avançado de Jaciara, Campus São Vicente, Instituto Federal de Mato Grosso | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa (UFV) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves De Campos, Arnaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Jader Mello, Geison | - |
Autor(es): dc.creator | Covari, Leone | - |
Autor(es): dc.creator | Carbo, Leandro | - |
Autor(es): dc.creator | Da Silva, Jorge Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Feitoza Senra, Ronaldo Eustáquio | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa Coelho, Maria De Fatima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:47:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:47:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/231354 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/231354 | - |
Descrição: dc.description | Agro-ecology plays an important role in the implementation of sustainable development, and an agronomist can be a leading agent in the dissemination of that culture. In this perspective, a survey was carried out with the attendants of the course in Agronomy at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, Campus Campo Novo do Parecis, Brazil. The object of the study was to analyze the participation of the academics in agro-ecological activities, seeking to observe the acceptance, perceptions and possible indications of incorporation of these principles in the training. The survey was conducted during the period July-December 2011. The approach was the qualitative method and the instruments used in data collection were participant observation and interviews during the activities. The results revealed the satisfaction of students in engaging in agro-ecological activities: Students developed concepts and incorporated the proposal of agro-ecology throughout the project. The contents of the agronomy course offered at the institution, in the perception of students, is strongly linked to the principles of conventional farming, not fully considering training to meet the challenges, and current and emerging demands of agriculture. | - |
Descrição: dc.description | Escola Agrotécnica Federal de Cuiabá (EAFC) | - |
Descrição: dc.description | Universidade de Cuiabá (UNIC) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) | - |
Descrição: dc.description | Instituto Federal de EducaÇão, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) | - |
Descrição: dc.description | UFMT | - |
Descrição: dc.description | Núcleo Avançado de Jaciara, Campus São Vicente, Instituto Federal de Mato Grosso, Rua Jurucê, no 1241 | - |
Descrição: dc.description | Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Ceará | - |
Descrição: dc.description | Fitotecnia Universidade Federal de Viçosa | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Mato Grosso | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | 172-178 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Interciencia | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | A agroecologia como ciência mediadora entre a formação do agrônomo e a agricultura sustentável | - |
Título: dc.title | Agro-ecology as a mediating science between the training of the agronomist and sustainable agriculture | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: