
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Jacobini, Otávio Roberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Wodewotzki, Maria Lúcia L. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:43:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:43:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006-03-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1093/teamat/hri026 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/231008 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/231008 | - |
| Descrição: dc.description | This paper describes the construction of pedagogical environments in mathematics classes, centred on mathematical modelling and denominated investigative scenarios', which stimulate students to investigation, to formulation of problems and to political reflection, as well as the sharing of acquired knowledge with other persons in the community. The paper is based on the application of modelling as a teaching and learning strategy and on the pedagogical work with teenagers in an assisted freedom program. Both were accomplished in a scenario built with 10 volunteer students taking calculus in a Computer Engineering course in 2003. Among the main results we emphasise the academic maturing process for the student, how competent he gets in making models, accomplishing simulations, his perception of the relation between mathematical learning and everyday situations and political reflection about the results from working with modelling as much as about his participation in the community work. © The Author 2005. Published by Oxford University Press on Behalf of The Institute of Mathematics and its Applications. All rights reserved. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Calculus and Statistics Catholic University of Campinas, Geraldo de Campos Freire 409, Campinas 13083-480 SP | - |
| Descrição: dc.description | Department of Statistics Applied to Education Graduate Program of Mathematics Education State University of São Paulo, Rua 10 no. 2527, Santana, 13500-230 Rio Claro SP | - |
| Formato: dc.format | 33-42 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Teaching Mathematics and its Applications | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | Mathematical modelling: A path to political reflection in the mathematics class | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: