Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | General Motors of Brazil | - |
Autor(es): dc.creator | Brasil, R. M.L.R.F. | - |
Autor(es): dc.creator | Garzeri, F. J. | - |
Autor(es): dc.creator | Balthazar, J. M. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:13:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:13:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1115/detc2003/vib-48627 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/230982 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/230982 | - |
Descrição: dc.description | We present measurements of the non-linear oscillations of a portal frame foundation for a non ideal motor. We consider a three-time redundant structure with two columns, clamped in their bases and a horizontal beam. An electrical unbalanced motor is mounted at mid span of the beam. Two non linear phenomena are studied: a) mode saturation and energy transfer between modes; b) interaction between high amplitude motions of the structure and the rotation regime of a real limited power motor. The dynamic characteristics of the structure were chosen to have one-to-two internal resonance between the anti-symmetrical mode (sway motions) and the first symmetrical mode natural frequencies. As the excitation frequency reaches near resonance conditions with the 2nd natural frequency, the amplitude of this mode grows up to a certain level and then it saturates. The surplus energy pumped into the system is transferred to the sway mode, which experiences a sudden increase in its amplitude. Energy is transformed from low amplitude high frequency motion into high amplitude low frequency motion. Such a transformation is potentially dangerous. We consider the fact that real motors, such as the one used in this study, have limited power output. In this case, this energy source is said to be non ideal, in contrast to the ideal source whose amplitude and frequency are independent of the motion of the structure. Our experimental research detected the Sommerfeld Effect: as the motor accelerates to reach near resonant conditions, a considerable part of its output energy is consumed to generate large amplitude motions of the structure and not to increase its own angular speed. For certain parameters of the system, the motor can get stuck at resonance not having enough power to reach higher rotation regimes. If some more power is available, jump phenomena may occur from near resonance to considerably higher motor speed regimes, no stable motions being possible between these two. | - |
Descrição: dc.description | Department of Structural Engineering University of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | General Motors of Brazil | - |
Descrição: dc.description | Department of Applied Matemathics State University of Sao Paulo, Rio Claro, SP | - |
Formato: dc.format | 2657-2661 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Proceedings of the ASME Design Engineering Technical Conference | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Experimental validation of a non-linear model under non-ideal excitation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: